Resenha - Romeu e Julieta


Título: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Editora: Círculo do Livro
Nº de páginas: 179
Avaliação: ★★★★

Sinopse:
Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

Resenha
Romeu e Julieta é um clássico famosíssimo. Até mesmo quem nunca leu ou assistiu aos inúmeros filmes de Romeu e Julieta sabe mais ou menos sobre o que se trata. Duas famílias poderosas de Verona, são grandes inimigas: A Montecchio e a Capuleto. Romeu é o filho único do casal Montecchio e, Julieta, é a filha única do casal Capuleto. Infelizmente, ambos tem que lidar com o fato de terem se apaixonado e vão fazer de tudo para que a inimizade entre seus pais não afete o relacionamento secreto dos dois.

Esse livro é uma tragédia. Cada fala de Romeu e cada fala de Julieta mais parece um discurso dramático, com aquela linguagem antiga cheias de "Oh!" e exclamações de diversos tipos. Uma coisa incrível, é que Shakespeare consegue transpassar muito bem esse drama, essa tristeza. Pois o amor dos dois é triste, não é feliz. Como sabemos, o final ainda acaba por ser trágico para os dois. 

Realmente as peças teatrais de Romeu e Julieta deviam ser incríveis, já que foram tão aclamadas pela crítica da época. Eu adoraria assistir uma peça exatamente como está no livro, e admiraria muito os atores, pois decorar aquelas falas e conseguir transpassar os sentimentos delas, não é para qualquer ator.

Sempre que você for ler algo do Shakespeare, lembre-se: ele nunca escreveu romances.


O livro de Romeu e Julieta é em formato do roteiro da peça teatral, se você achar um Romeu e Julieta que não é, é porque este é uma releitura e não o original. Temos os atos, as cenas e os diálogos. A escrita é dramática, com linguagem clássica. Na minha opinião, esse fato não tornou a compreensão do livro mais difícil, tornou a leitura muito mais bonita e permite que o leitor imagine muito melhor esse clássico.

O enredo pode parecer fraco: duas famílias que se odeiam e os seus filhos se apaixonam. Mas, na época, creio que era algo original. Eu gosto do enredo de Romeu e Julieta.

Eu gostei bastante de Romeu e Julieta, mas por ser algo clássico com aquelas enrolações que a gente já conhece, acabei por avaliar com somente quatro estrelas e não cinco, mas é um livro excelente, todo mundo deveria ler.

Resenha escrita por Sara Muniz. Envie a sua também!

E você, já leu Romeu e Julieta? Conhece a história deles? Comenta aí!

Comentários