AM, Arctic Monkeys
A crítica musical que farei é do álbum intitulado "AM", pela banda britânica de indie rock, Arctic Monkeys.
Começando pelo nome do álbum, "AM" vêm das iniciais do nome da banda, mas também passa a ideia de "am" usado no sistema de horas de alguns países para expressar as 12 horas, que vão de 00:00 até ao meio dia. Essa ideia de algo antes do meio dia, de um ponto de vista, cedo, e de outro, muito tarde, é expressada em muitas das músicas desse álbum.
"Do I Wanna Know?"
Começando pela música mais famosa do álbum, que é a que também o abre. "Do I Wanna Know?" conta a história de alguém que sofre por um amor passado não superado, que sempre se vê novamente com a pessoa que amava. Mas, por razões não explicadas na música, pergunta a si mesmo se ele quer saber se a pessoa sente isso também. "Do I Wanna Know" vem do inglês: "Eu quero saber?". Com um refrão chiclete e uma sonoridade calma e boa de ouvir, não é à toa que "Do I Wanna Know?" é a mais tocada do álbum.
"R U Mine?"
Indo para a segunda música do álbum, "R U mine?" ("Você é minha?") segue a mesma linha de "Do I Wanna Know?". A música basicamente apresenta a história de alguém que sofre por um amor incerto e quer saber se esse amor é correspondido, mas tem medo de arriscar. A música apresenta uma guitarra muito mais forte e também uma letra muito mais rápida, dando uma animação a mais para a música, diferente da música que abre o álbum.
"Why'd You Only Call Me When You High?"
Pulando para a nona música do álbum, da qual o título traduzido significa algo como "Por que você só me liga quando não está são?", é uma resposta da pessoa mencionada nas duas músicas anteriores. Uma pessoa, depois de receber diversas chamadas no seu telefone, responde com uma mensagem que pergunta o porquê dessas ligações só ocorrerem quando o indivíduo que as fez aparenta estar ébrio.
"Snap Out Of It"
Traduzido como "Saia dessa", a décima música do álbum se trata novamente da personagem das outras músicas, o autor está conversando consigo mesmo e clamando para que alguém, a outra personagem das outras músicas, saia dessa situação em que ela está. Ou seja, pare de tratá-lo como "só mais um" e que o ame. O refrão da música ("Quero agarrar ambos os seus ombros e sacudir") faz uma alusão à quando tentamos acordar alguém do sono, sacudindo-o. Novamente trazendo a ideia de que o eu-lírico, por assim dizer, sente algo por alguém, mas não tem coragem de expressar seus sentimentos por tal pessoa, então pede para que ela "acorde" e note isso por si. Ainda é dito que ele está esperando pacientemente para que isso ocorra.
"I Wanna Be Yours"
A última música ("Eu quero ser seu") fecha o álbum de maneira incrível. Nessa trilha, nosso personagem conclui que seus sentimentos são difíceis demais de esconder, e ele se declara para a tal pessoa. Com versos como "Deixe-me ser o aquecedor portátil que você vai ficar sem frio", o personagem mostra o que sente. A frase a qual recebe o nome da música, "I Wanna Be Yours" é repetida diversas vezes na música, de forma lenta, combinando com o instrumental, o que garante um ótimo tom.
Conclusão
O álbum "AM", de Arctic Monkeys, é uma obra de arte. Não só as músicas em si são boas, mas o álbum como um todo é ótimo. É algo que precisa ser analisado de perto, minunciosamente, pois tem muito a mostrar e não fica claro nas primeiras vezes em que se ouve.
Comentários
Postar um comentário