Os números são extremamente baixos em relação aos livros lidos anualmente por brasileiros. Algumas pessoas, é claro, não se encaixam nesses números, pois sequer conseguem sair de casa sem um livro na bolsa. Na realidade, nunca se leu tanto, ainda mais com essa era tecnológica em que todos estão sempre conectados aos seus celulares, lendo posts no facebook, twitter e instagram. Dessa forma, também nunca se escreveu tanto, porque os polegares trabalham freneticamente para digitar mensagens 24h por dia. Logo, sua desculpa de "não gosto de ler" não passa de algo sem fundamento.
O que você não gosta de ler são páginas, narrativas, histórias complexas, desenrolares de enredo e, tudo isso, porque o seu cérebro quer a mesma rapidez que tem quando lê algo no celular.
Mas então, como você pode começar a gostar de ler livros, ficções, poemas e coisas do gênero?
1. Pense no que te faz não gostar de ler: É olhar para as palavras? Ficar muito tempo sem olhar o celular? É o bloqueio de imaginação? Enxergue qual é o problema que te impede de conseguir sentar e ler e depois tente superá-lo.
2. Escolha algo que você quer ler. Não adianta pegar um livro clássico de 500 páginas como primeira leitura, se não é isso que desperta o seu interesse. Já que é para começar, comece com algo que você gosta. Romances são válidos, livros de youtuber são válidos, HQs são válidas e até livros que falem sobre jogos de videogame.
3. Se você não gosta de ler, não se force a ler muito em um dia, porque você pode acabar desistindo. Leve o tempo que precisar para ler o livro.
4. Nunca pare de ler. Tenha sempre em mente qual é o livro que você quer ler depois de terminar sua leitura atual. Dessa forma, você sempre terá uma leitura iniciada.
5. Tente encontrar o que compromete a sua imaginação na hora de ler. O barulho ao redor? Não estar ouvindo música? Encontre o problema e livre-se dele.
6. Entre na história. Imagine os personagens, os cenários e tudo o que puder. Faça uma imersão na história, assim você aproveita mais e logo encontrará o prazer da leitura com base nessas imersões.
Bons estudos!
Comentários
Postar um comentário