Quando ouvi essa pergunta pela primeira vez, não tinha sequer uma ideia de como respondê-la, porém ao ouvi-la pela vigésima vez, eu deveria ter a resposta na ponta da minha língua, — pelo menos era o que eu pensava — mas não, ainda não tinha aquela resposta.
É claro que sempre tive em mente de que tudo aquilo que é feito hoje — bem ou mal, querendo ou não — terá um reflexo no amanhã. Mais ainda, sei que todo o meu futuro depende de minhas escolhas, e de quanto vou me dedicar a isso. Contudo, ainda assim, as coisas não se tornaram mais fáceis.
Comecei então, a olhar para dentro de mim e me fiz novamente essa pergunta — de uma nova maneira — e para meu grande espanto, tive uma nova pergunta. Onde eu quero estar, é onde eu gostaria de estar? De imediato, tive certeza de que onde estou não é onde eu quero chegar.
Sei que daqui a um ano começam as maiores preocupações. A faculdade, vestibulares, planos de carreira para o futuro. E é a hora do momento mais decisivo, o qual eu tanto espero e venho me preparando desde que comecei a me entender como um alguém. Daqui a um ano eu concluo essa grande etapa da minha vida que é o ensino médio, para então iniciar uma nova. Entretanto, ao encerrar essa etapa, quero sentir que concluí e preenchi todas as lacunas que deveria para chegar até lá.
Daqui a um ano, eu quero ter a certeza de que estou com algumas opiniões formadas e objetivas em diversas áreas. Quero descobrir mais sobre mim mesma.
Daqui a um ano quero perceber que sou uma verdadeira cidadã. Saber que eu posso sempre ser o início de um novo questionamento, que não devo me conformar com as coisas do jeito que estão, mas sempre procurar algo novo que possa mudar tudo para melhor.
Daqui a um ano quero estar de um jeito diferente, — indo para algum lugar distinto — com pensamentos diferentes, porque sei que minhas preocupações serão diferentes. Acima de tudo, quero ter aprendido todas as lições que o hoje tem para me ensinar.
“Onde você estará daqui a um ano”? — Não tenho uma resposta clara, mas acredito que estarei onde eu tiver me esforçado e escolhido para estar. Claro, nem tudo acontecerá ou será do jeito que eu desejar, ou então planejar, mas acontecerá da maneira como deve acontecer.
Enfim entendi o porquê de nunca ter essa resposta tão clara e objetiva. Ninguém no mundo sabe onde estará daqui a um ano (ou daqui 5, 10, 20 anos). A verdade é que você só pode saber onde quer estar e ter em mente aquilo que você precisa saber, para então chegar onde deseja. E então eu te faço essa pergunta: Onde VOCÊ quer estar daqui a um ano?
Comentários
Postar um comentário