130 coisas sobre as quais escrever #29 [Texto de Patrícia Cordeiro]


29. O que você estaria fazendo se não estivesse escrevendo aqui?

Se eu não estivesse escrevendo aqui, estaria procurando algumas imagens para desenhar no asfalto ao amanhecer do dia 31 de maio, onde seria celebrado o Corpus Christi.  
O que seria o Corpus Christi? É uma expressão dada a “corpo de cristo”. O evento é considerado um dos mais importantes da igreja católica, pois celebra o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo.  
A Eucaristia é um dos sacramentos e foi na Última Ceia que Jesus disse: “Este é o Meu corpo... Isto é o Meu sangue... Fazei isto em memória de mim”, como o padre diz na igreja. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade de as pessoas sentirem a presença real de Cristo. 
Segundo Santo Agostinho, é uma memória gratificante para os fiéis, relembrando o evento do pão e do vinho. Além disso, a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que a transformação dessa matéria não seja visível, mas sim, sentida no coração dos seus fiéis pela fé. Por isso, Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho, mas sempre em uma quinta feira. 
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume caminhar nas ruas por onde passa a procissão com tapetes de cores vivas e desenhos de inspiração religiosa, são manifestações populares realizadas por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Comentários