30. Escreva sobre algo que você não sabe de absolutamente nada, como se soubesse completamente, quase expert no assunto.
Historicamente falando, desde a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro, quando as pessoas eram obrigadas a tomar a vacina contra a varíola, o país vem enfrentando problemas com relação à saúde. A doação de sangue é um desses problemas, pois há uma grande parte da população que se recusa a doar.
Diante dessa realidade, é notável que a doação de sangue é um assunto que gera dúvidas e receios devido às informações limitadas. Vários agentes impedem a população, seja por motivos religiosos, culturais ou legislativos.
Ainda sob o ponto de vista histórico, o Brasil remunerava doadores e somente em 1988, com a Constituição, a prática se tornou proibida, o que nos leva a pensar que isso fez a sociedade não compreender a real necessidade de uma doação.
Como Immanuel Kant dizia: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, ou seja, além desses agentes, a falta de conhecimento sobre o assunto faz uma grande parte da população não se disponibilizar para tal. Segundo o Ministério da Saúde, no país apenas 1,8% da população é doadora de sangue.
Em virtude dos fatos mencionados, medidas são necessárias para que o número de doadores cresça. A mídia, uma das principais fontes de informação, aliada ao ministério da saúde, deve investir em campanhas que mostrem que doar não oferece risco à saúde. Também são válidos ajustes legislativos que tornem a doação mais abrangente sem comprometer a qualidade da transfusão. E assim, contribuindo para uma sociedade mais solidária.
Comentários
Postar um comentário