130 coisas sobre as quais escrever #100 [Texto de Emily Conrado]


100. Você acabou de engolir seu orgulho e fez algo que não queria fazer. Escrever a cena.

ORGULHO, uma palavra de etimologia e escrita tão simples, mas que carrega consigo duas direções tão distintas de significados, o que a torna tão complexa quanto qualquer exercício de química ou física. 
Um dos significados se refere ao sentimento de prazer, satisfação e honra pelos seus próprios feitos, ou de alguém próximo a você. 
Já o outro, é algo bem mais complicado de ser descrito, acho que é um sentimento de grande resistência a algo ou alguém. Esse sentimento atua diretamente em nosso ego, nosso alter ego, sendo uma boa representação dele. Esse tipo de orgulho, quando mal administrado pode atrapalhar fortemente nossas relações humanas, tanto consigo mesmo quanto com as demais pessoas ao nosso redor. 

Bernardo acorda às 7h da manhã com esse debate em sua mente, estava decido a deixar o orgulho de lado e fazer tudo o que ele mais quis fazer durante anos. Por isso, levanta correndo e no primeiro post-it em branco que encontra, começa a fazer uma listinha de suas vontades que foram deixadas de lado por seu orgulho.
1. Chamar João — melhor amigo de infância, o qual não conversava há anos em razão de brigas bobas — para dar uma volta de bicicleta na praia como nos velhos tempos;
2. Dançar “Formation” com Alicia — melhor amiga e super fã de Beyoncé;
3. Mudar meu estilo;
4. Declarar-se para Samuel Morgan.
A decisão estava tomada, Bernardo faria cada um dos itens da lista por semana, ou seja, ele teria um mês para deixar seu orgulho de lado. O primeiro item da lista seria feito hoje. Ele se levanta e vai em direção ao banheiro, com o objetivo de se preparar e tomar um banho. 
Feito isso, toma café com sua família, assim como todas as manhãs, dá um beijo na mãe e na irmã caçula, avisando que sairá de casa hoje e que talvez voltará tarde, já que está no meio das férias de verão, a mãe não se preocupa e deixa o filho ir se divertir.
Bernardo sai e vai em direção à garagem pegar seu carro, e dirige para a casa de João. Ao chegar lá, a mãe do amigo o atende e fica surpresa com a visita. 
— Que bons ventos lhe trazem aqui, Bernardo? Como você cresceu. — Disse ela.
— Vim visitar o João, queria conversar, ele está? — Perguntei.
— Não, ele foi ao mercado com a Bruna, mas já deve estar chegando, quer entrar?
— Ah, tudo bem então, eu espero ele voltar. Quero.
Entram em casa e Joyce — mãe de João — é carinhosa como sempre foi, vai logo oferecendo comida e suco, pergunta se está à vontade e se deseja fazer algo para se distrair. Pergunta da mãe, da escola e sobre as namoradas, — ela ainda não sabe sobre sua sexualidade — isso acaba fazendo com que Bernardo perceba que, apesar dos anos terem passado, as coisas não mudaram totalmente. Até João chegar e se deparar com ele ali, no sofá da sala de sua casa.
— O que ele está fazendo aqui, mãe?
— Fique calmo, está tudo bem, ele disse que precisa conversar com você.
— Tá, vamos para o meu quarto.
Bernardo, mesmo tenso, o segue. Congela ao chegar lá
— Fala o que você quer, cara.
— Eu vim me desculpar — diz com a voz trêmula — por tudo. 
Horas se passavam, discussões iam e vinham, até que risadas e planos surgem de forma espontânea, esclarecimentos foram cruciais para isso.
— Mas agora é sério. Olha, João, eu sei que errei, que você errou e que nós erramos um com o outro. Mas somos amigos desde que nascemos e você é como um irmão, esses dois anos e meio longe de você só me fizeram sentir sua falta a cada momento, sempre que algo acontecia eu queria te contar, mas não tinha como, eu pensava todos os dias em como você estava, se você gostou do último lançamento de Os Vingadores, se você havia decidido em que caminho profissional seguir. Foi tão difícil, e hoje, eu tomei coragem de mudar tudo isso, pedir desculpas e dizer tudo que estava entalado na minha garganta há anos. Você é o meu melhor amigo e eu não consigo viver sem isso, só quero saber se está tudo bem. Se podemos seguir em frente com a nossa amizade.
João o olha, e com os olhos cheios de lágrimas, o abraça e diz sentir o mesmo. E então decidem partir para a praia de bicicleta para comemorar a amizade.

Comentários